De segunda a sexta, a partir das 12h na Rádio Globo AM 670

PORECATU UM PARAISO EM CHAMAS.

Porecatu, é um municipio que fica perto de Alvorada do Sul e Londrina, portanto na região Norte do Estado. Conta hoje com quase 14 mil habitantes . Municipio fundado em 1941 pelo Senhor Ricardo Lunardelli, com apoio dos seus filhos Urbano e João. Ricardo colonizou a região fundando a Usina Central do Paraná. Em 1972, o Grupo Atalla ingressou na Grupo economico!
A Usina emprega cerca de quatro mil trabalhadores de forma direta, além de 12 mil autonomos e terceirizados que não recebem há mais de seis meses.
Desde o inicio de junho o GovernadorRequião esta empenhado em construir uma solução para o problema.Vale lembrar que os trabalhadores sao munícipes também de Florestópolis, Alvorada do Sul , posto que superam em tres mil o numero de habitantes de Porecatu.
A Usina deve de há muito para o Estado e também para o Municipio, alem de responder a mais de tres mil ações trabalhistas.
É evidente que qualquer solução passa pelo comprometimento de todos os envolvidos , dentre eles a ALCOPAR, que tem sido parceira ativa do Paraná.
Porecatu um Paraiso em Chamas II.
Ocorre que existem atores de variadas origens inseridos no problema que envolve interesses privados, empresarios e trabalhadores, públicos, governos tanto dos municipios quanto do Estado, membros de grupos religiosos, representantes da Justiça.
Para incendiar mais o espetáculo, existem os tais trabalhadores que se especializaram em nosso Pais, em agrupar-se nas chamadas comissões de chão de fabrica, constituindo-se desta forma grupos de representantes daqueles que realmente constroem o espetáculo da transformaçao e geraçao da riqueza, os trabalhadores.
A atividade fim de uma Usina é moer, como simploriamente designado pelos trabalhadores. Pois bem, moer, exige manutençào, materia prima , enfim uma operaçao de logistica complicada. Aparentemente não há o que moer, nem quem moa!
Porecatu um PARAISO EM CHAMAS III.
Somos nós os paranaenses, solidários por carga genetica e mais do que isto pela cultura. Solidários com os irmãos catarinenses, por falta de informação, omissos com os trabalhadores da cana de açucar!
Evidentemente preocupado com a situaçao que se estende como pesadelo sem fim naquela região
o Governador tem determinado que se busque solucão, que tem que se assemelhar ao "otimo de Pareto", situaçào teórica em que se verifica uma alocaçao otima de recursos, num sistema em equlibrio geral. Denominado pelo economista italiano o "ganha/ganha"!
Em cenario tao diverso e desigual, onde ninguem é cordeiro, senão lobos isto sim, são todos. Sempre dispostos ao sacrificio de uma 'Chapeuzinho Vermelho", nem que para isto tenham que suportar o mau hálito da fetida vovó, no caso a velha Usina. Nesta realidade a autoridae deseja que se possivel o povo se não privilegiado, ao menos seja respeitado nos seus direitos.
Porecatu um paraiso em chamas IV!
Descrito o cenário, vamos ao fato: Nesta quinta feira o blog foi procurado por alguém que figura na condiçào de interlocutor qualificado do grupo empresarial, que desde logo, reitero, esta muito longe de merecer as asas de querubins, sendo-lhe indumentaria mais apropriada, a capa preta.
No entretanto, a supresa maior estava por vir. Exposta a razão da visita o interlocutor, afirmou que estava disposto a retirar-se do teatro das negociacoes.
Fiquei pasmo. Claro , óbvio que de todos os atores envolvidos, o maior beneficiário de soluçào buscada com inspiração em Pareto é o Usineiro, claro, sem esquecer do trabalhador que justifica a mediaçao do Governo.
Custa-me acreditar que seja verdade, mas afirmou o interlocutor: "VOU ME RETIRAR DAS NEGOCIAÇÕES. NAO AGUENTO MAIS A CONDUTA DO REPRESENTANTE DO GOVERNO"
Ficamos conversando mais uma hora e meia. Detalhes que são muitos. Investigo outros tantos.
Neste blog, outras informaçoes a qualquer momento!
Vale desde logo adiantar que o representante em questão é figura conhecida. Muito!

0 comentários: