De segunda a sexta, a partir das 12h na Rádio Globo AM 670

Tijucas do Sul

O Amarelinho da Globo esteve hoje em Tijucas do Sul com o apresentador João Arruda, que entrevistou o prefeito José Altair Moreira, líderes políticos e os cidadãos da cidade.

O município foi criado no dia 14 de dezembro de 1951, portanto há 57 anos. Antes pertencia a São José dos Pinhais. Tem cerca de 13 mil habitantes, sendo que 80% na área rural.

A cidade é famosa pelos haras e pelas pousadas.

A agropecuária responde por um terço da economia da cidade, a indústria pouco mais de 10%. O setor de serviços gera mais da metade da renda do município.

A cidade recebendo investimentos do governo estadual dentro do Programa de Integração do Transporte.

O PIT abrange a construção de terminais de passageiros e a pavimentação de ruas para melhorar a interligação dos municípios que estão ao redor da capital, desafogando o atual sistema radial de transporte, em que grande parte das linhas de ônibus da RMC passam por Curitiba.

Outro objetivo do PIT é estabelecer um eixo de desenvolvimento econômico.

Tijucas também é uma das cidades na lista do Paraná do Paraná em Ação e da FEIRA DE SABORES, que leva os produtos dos agricultores direto para o consumidor.

Uma das atrações da cidade é o famoso Saltinho - Um maravilhoso recanto de 10 alqueires, a 70 km de Curitiba,

O acesso é pela BR 376. No meio de uma floresta nativas tem quedas d’água, um lago e piscinas de água mineral. Tem o Museu de Arte Sergius Ederlyi, loja de artesanato local e lanchonete.

Em Saltinho existe ainda área de camping, churrasqueiras e pousadas. A taxa de ingresso cobrada aos visitantes, reverte para associações beneficentes.

Outra atração é a Igreja de Nossa Senhora das Dores

Foi construída por volta de 1960, em estilo basilical. Em seu interior encontra-se uma preciosa coleção de mosaicos em forma de vitrais (43 ao todo) que retratam a vida de Nossa Senhora e a iconografia religiosa, numa obra do pintor Sergius Erdelyi, o mesmo do museu.

0 comentários: