Hoje nós falamos de um assunto que diz respeito à saúde e ao transporte. Os perigos para quem usa a bicicleta como meio de locomoção. Curitiba tem 120 quilômetros de ciclovias, mas poucos trechos seguros. Tranquilidade mesmo só dentro dos parques.
Quem quiser ir para o trabalho de bicicleta tem de disputar espaço com pedestres, nas ciclovias compartilhadas, que são uma calçada asfaltada, com postes, telefones públicos, e o que pior, buracos.
Tem também as ciclofaixas, que não passam de uma pintura no asfalto que os motoristas nem sempre respeitam.
Por isto muitos ciclistas acabam escolhendo as canaletas dos ônibus.
Tem o outro lado também. Os pedestres de alguns bairros mais movimentados e do Centro de Curitiba têm de ficar alertas para não serem atropelados pelos ciclistas.
Isto é muito comum em pleno calçadão da Rua XV e da Boca Maldita onde existe policiamento militar e da Guarda Municipal.
Os dois problemas levam para a única solução: investimentos em ciclovias.
Uma questão de saúde, de economia, de meio ambiente e de qualidade de vida urbana para todos.
Mobilidade urbana
terça-feira, 24 de março de 2009 | Postado por CONTRAPONTO às 09:31
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