Em lembrança ao Dia, que é comemorado hoje, 6 de abril, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, apresentou o Plano Nacional de Atividade Física.
O ministro lembrou que a prática de atividades físicas regulares é a melhor maneira de evitar doenças e aumentar a qualidade de vida. Ele citou que meia hora de exercícios físicos por dia de cada um poderia evitar 260 mil mortes por ano de causas como câncer, doença coronariana crônica e doenças cardiovasculares no Brasil.
Segundo o Ministério da saúde apenas 16,4% da população faz exercícios regularmente. É pouco, mas em 2006 era menos: 14,9%.
Eis o comentário do ministro: “O recado é realizar pelo menos 30 minutos. Ninguém vai virar atleta. Mas uma caminhada é importante. Vai na padaria, não vai de carro, pega a bicicleta. Para subir dois andares, para que pegar o elevador? Suba de escada. Fazer sexo também faz bem, gasta calorias... Dançar, correr brincar... A idéia é essa.”
O Plano Nacional de Atividades Físicas, feito em parceria com o Ministério dos Esportes, quer aumentar o número de prefeituras que incentivam a prática de exercícios em praças e ruas. Hoje, 450 municípios recebem recursos do Ministério da Saúde para difundir essas práticas. A intenção é chegar a mil municípios até 2011.
O ministro Temporão e o governador Requião inauguraram hoje mais Academia da Terceira Idade, em Maringá e à tarde, eles assinam a ordem de serviço para construção do Pavilhão Industrial do Hospital Universitário Regional do município.
A atividade física para os idosos é um dos motivos de muitos poderem falar que é a “melhor idade”.
Ontem domingo, tivemos em Curitiba um passeio ciclístico promovido pelo Colégio Bom Jesus. Foi uma pena que o Diretran não ajudou com o fechamento de ruas e com a segurança.
Ainda tem gente andando na contramão do projeto do Ministério da Saúde...
Dia Mundial da Atividade Física
segunda-feira, 6 de abril de 2009 | Postado por CONTRAPONTO às 11:28
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário