De segunda a sexta, a partir das 12h na Rádio Globo AM 670

Santa Felicidade

O contraponto hoje fez uma homenagem à Santa Felicidade. O amarelinho da Globo esteve na região e conversou com os moradores sobre o cotidiano do bairro mais charmoso de Curitiba.

Santa Felicidade na verdade é uma região administrativa de Curitiba que tem 16 bairros. Santa Felicidade é um deles. A região faz questão de preservar a cultura imigrantes italianos, até como publicidade para o comércio local.

A região era a antiga Colônia Santa Felicidade, formada por núcleos coloniais de imigrantes, principalmente, italianos.

Os italianos dedicaram-se inicialmente à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros. Parte das terras foi doada por Dona Felicidade Borges aos imigrantes italianos, por isto o nome do bairro.

A gente ainda pode ver algumas construções feitas na da virada do século 19 para o século 20, nos anos 1880 para 1900 como a Casa Culpi, a Casa dos Arcos, a Casa dos Gerânios e a Casa das Pinturas.

A Casa Culpi, no bairro Butiatuvinha, serve de museu e espaço cultural. Expõe vários equipamentos, artefatos e fotos dos antigos imigrantes italianos. Também, abriga curso de língua italiana, atelier e exposições. O antigo armazém e residência da família Culpi foi construído em 1897. Em 1990, transformou-se em um Memorial da Imigração Italiana em Curitiba.

Santa Felicidade tem cerca de 30 restaurantes, alguns com capacidade para mais de mil lugares. Tem também vinícolas, cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis de vime e junco.

Duas festas anuais no Bosque São Cristóvão são imperdíveis: a da Uva que aconteceu no começo de fevereiro e a da da polenta e do frango, que acontece em julho.

A Via Vêneto, construída recentemente, é um marco moderno da valorização da cultura e da história desta região.

0 comentários: