De segunda a sexta, a partir das 12h na Rádio Globo AM 670

Guarituba, uma revolução urbana e na vida das pessoas

2008 foi ano da casa própria. “Nunca na história recente deste país” se financiou tanta habitação.

A gente ainda não sabe o ritmo que terão os financiamentos da Caixa para 2009 e apesar da promessa do governo Lula de aumentar os recursos para o setor, todo mundo tem dúvida sobre o impacto que a crise econômica mundial terá na construção civil e na compra da casa própria no Brasil.

O que podemos ter certeza é que os governos que foram rápidos em criar projetos de moradia poderão colher os frutos em 2009. O governo está garantindo que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) não vai parar, com crise ou sem crise.

Aqui na Região Metropolitana de Curitiba, nós já pudemos ver a revolução que foi o projeto Zumbi dos Palmares, em Colombo.

Agora será a vez do Guarituba, em Piraquara, com dinheiro do PAC. É o maior projeto de regularização urbana em andamento no Brasil. No total 12 mil pessoas poderão morar de forma digna, num bairro urbanizado em com os serviços essenciais.

Os operários da Cohapar já estão no local desde a semana passada, abrindo valas para drenar o terreno alagado.

O solo no Guarituba é de turfa, uma terra escura que afunda como areia de praia. No local passam muitos veios d’água. Quem não conhece pode imaginas as condições das famílias que estão há anos no Guarituba.

Primeiramente, serão construídas 803 moradias para as famílias que serão realocadas das margens dos rios Itaqui, Piraquara e Iraí. A drenagem e as demarcações dos alinhamentos prediais são a primeira etapa da obra.

A segunda fase vai preparar os terrenos e começa depois do resultado da licitação para terraplenagem do solo, prevista para 18 de fevereiro.

O projeto inclui a pavimentação, realocação e construção de casas para as famílias que vivem em áreas de risco, redes de esgoto, água, e luz, além de e a criação de parques.

As obras vão ajudar ainda os mananciais que abastecem a Grande Curitiba com água tratada.

0 comentários: